Pesquisa Autos Papos: 50% dos adolescentes desejam muito ter carro

A relação entre as novas gerações e o objeto veículo vem sendo muito debatida e questionada. Nativos digitais, os adolescentes da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) vivem em um mundo onde o compartilhamento é rotina. Será que ter carro próprio faz parte dos desejos dessa turma?

O Autos Papos decidiu ouvir integrantes desta que é conhecida como iGeneration (ou Gen Z ou Celennials) em busca de respostas. Nosso recorte incluiu adolescentes entre 12 e 15 anos, estudantes de escolas públicas e privadas. A principal conclusão? Sim, carros ainda estão em alta entre eles.

Dos 243 entrevistados, 121 classificaram com nota 5 – em uma escala de 1 a 5 – sua vontade de ter um carro, ou seja, 49,8% do público ouvido. Outros 51 adolescentes, 21%, deram nota 4 para o desejo de possuir um veículo e apenas três deram nota 1, equivalente a “nenhuma vontade” de ter carro próprio.*

Grafico_Vontade_Carro

Como seria?

Ok, eles têm vontade de ter carro próprio. Mas como seria esse carro? Pedimos detalhes sobre o veículo pretendido pelos adolescentes apresentando uma lista de sete características, com a possibilidade de selecionar mais de uma: “Grande”, “Pequeno”, “A Gasolina ou Álcool”, “Elétrico”, “Movido a algum combustível que ainda não conhecemos”, “Não Sei” e “Outro”.

Para nossa surpresa, a maioria dos entrevistados gostaria de possuir um carro grande (60,1%), movido pelo tradicional motor a combustão (42%). Mas já na terceira colocação surgem os elétricos, como opção de 21,8% deles. Uma porcentagem grande, 16,5%, não soube responder e 13,6% optariam por veículos pequenos.

Grafico_Como_Sera

Perfil

Entrevistamos – online e pessoalmente – 243 adolescentes com idade entre 12 e 15 anos, sendo 56% do sexo feminino e 44% masculino. Todos são estudantes, sendo 67,1% de escolas privadas e 32,9% de escolas públicas.

Além de medir a vontade de possuir um veículo, buscamos entender um pouco da rotina deste grupo no que se refere a mobilidade. Para isso, perguntamos como eles se deslocam atualmente e a maioria respondeu “Alguém me leva de carro” (56,4%). Outros 24,3% andam “A pé” e 14% “De ônibus ou metrô”. Apenas 5,3% responderam que se deslocam “De bicicleta” e a alternativa “De táxi ou Uber” não recebeu nenhum voto.

Grafico_Habitos

Sonhos

Também questionamos os adolescentes sobre seus planos para o futuro próximo, com a chegada da maioridade. Apresentamos sete alternativas, sendo possível selecionar mais de uma. “Comprar um carro” foi escolhida por 11,1% dos entrevistados, ficando atrás apenas de “Estudar e Trabalhar” (44,9%) e “Fazer faculdade” (38,7%) na preferência dos entrevistados. Confira no gráfico.

Grafico_Sonho_18anos

O questionário

O questionário da pesquisa Os adolescentes e a mobilidade compreendia sete questões: “Qual a sua idade?”, de resposta aberta; “Você é do sexo…”, com as opções Masculino e Feminino; “Como você se desloca atualmente”, com as opções A pé, De ônibus ou metrô, Alguém me leva de carro, De táxi ou Uber e De bicicleta; “Você estuda em uma escola…”, com a opções Pública e Privada; “Quando fizer 18 anos você pretende…”, com as opções Trabalhar, Estudar e Trabalhar, Fazer faculdade, Comprar um carro, Viajar para outro País, Casar, Fazer um curso técnico (era possível selecionar mais de uma alternativa); “Se você tiver carro um dia como ele será?”, com as opções Grande, Pequeno, A gasolina ou Álcool, Elétrico, Movido a algum combustível que ainda não conhecemos, Não sei e Outro (era possível selecionar mais de uma); e “De 1 a 5, como você classificaria sua vontade de ter um carro? (Sendo 1 para nenhuma vontade e 5 para muita vontade)”, com resposta aberta.

Outras respostas

*Alguns entrevistados classificaram sua vontade de ter carro próprio com números quebrados (3,5 e 3,9) ou fora da faixa delimitada de 1 a 5 (7 e 8). Esses votos (seis, no total) não foram contabilizados no gráfico.

Na última questão, onde havia a possibilidade de seleção da alternativa “Outro”, alguns adolescentes descreveram o carro dos sonhos. As respostas variaram desde “Um Opala caneco preto” até “Um Audi T4”.

Cecília França

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s